Conecta 60+

Carreira e lazer estimulam 60+ a buscarem novidades tecnológicas

Carreira e lazer estimulam 60+ a buscarem novidades tecnológicas [por Leonardo Dalla Valle]

Para aprender sobre aplicativos e gadgets, segmento prefere ajuda de pessoas aos tutoriais de internet.

Assim como acontece com os jovens, os motivos que levam os idosos a buscarem novidades tecnológicas são diversificados. O primeiro deles pode ser a questão profissional. Foi o que aconteceu com o advogado Antônio José, 65 anos.

“Profissionalmente, a adesão à assinatura eletrônica e aprender a consultar os processos pela internet se tornaram uma realidade e precisei me adaptar”, relembra.

A situação vivida por José dialoga com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019, que apontou o maior aumento no acesso à internet justamente entre os maduros. O percentual cresceu de 31,2%, do ano anterior, para 38,7%.

A dedicação para conhecer novidades já rendeu ao advogado boas surpresas, como aconteceu com os aplicativos de mensagens.

“Geralmente, quando experimento uma tecnologia e começo a perceber sua utilidade na minha vida, penso que poderia ter começado antes”, reflete.

Som digital

Já o lazer foi o que moveu a professora aposentada Dora Cudignola, 67 anos, a se aventurar em novas tecnologias. Recentemente, ela mergulhou no processo de digitalizar sua extensa coleção de CDs.

“Tenho dezenas de álbuns em casa e agora penso em doar essas versões físicas”, conta.

A pandemia do novo coronavírus também trouxe para o seu cotidiano o hábito de assistir lives nas redes sociais, algo que não havia experimentado até então.

“Nesse caso, opto pelo computador ao invés do celular. Acho a interação melhor e o tamanho da tela torna mais fácil de enxergar”, compartilha.

Na hora de aprender a mexer em gadgets ou aplicativos, tanto Cudignola quanto José preferem uma ajuda “humana” a assistir tutoriais na internet ou ler manuais. 

“Geralmente, peço conselhos para os fundadores de uma Organização Não-Governamental (ONG) da qual participo”, diz a professora.

José, por sua vez, conta com o auxílio da filha. “Foi assim com os serviços de filmes por streaming”, relembra.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba as últimas notícias e novidades da CONECTA 60+.

Você também pode gostar