Conecta 60+

Empreender na maturidade

A capacidade criativa não se esgota com o decorrer da idade

Com planejamento e orientações, empreender pode ser uma oportunidade de unir experiência e novos aprendizados durante a aposentadoria.

Como identificar oportunidade em um futuro que não é mais jovem cronologicamente, mas que tem tempo de vida suficiente para viver uma liberdade – também intelectual – que sempre foi tão desejada? Em um dos capítulos do livro “Conecta 60+ Uma Reflexão sobre o Envelhecimento Ativo” debatemos esse tema correlacionando estatísticas, histórias de empreendedores maduros e os sentimentos envolvidos. Embora para muitas pessoas continuar trabalhando após a aposentadoria seja uma questão de sobrevivência, para uma maioria tão grande o quanto é uma questão de necessidade intelectual, de ocupar o tempo com relevância porque ela existe e precisa ser reconhecida, usada, compartilhada.

Segundo o SEBRAE, estima-se que temos 650 mil empreendedores maduros no Brasil, representando 3,1% dos empreendedores totais do país. Os índices, que tendem a crescer significativamente, também ressaltam uma falha importante no mercado brasileiro, afinal, é nessa faixa etária que as portas se fecham para grande parte das pessoas e o empreendedorismo passar uma das poucas opções de continuar ativo no mercado de trabalho.

Recentemente fizemos uma pesquisa nos canais digitais do Conecta 60+ perguntando se empreender após a aposentadoria era uma opção e 91% das pessoas que responderam disseram que sim, sendo 88% identificavam como motivação ter o próprio negócio para complementar renda e ter uma atividade para se manter ocupado. Em uma outra pesquisa, quando perguntado se gostaria de ter orientações para se preparar para a aposentadoria, 89% responderam que deseja ter orientações além das financeiras, evidenciando, junto das pesquisas de mercado, uma lacuna que existe no planejamento para a vida na maturidade.

A capacidade criativa não se esgota com o decorrer da idade

A capacidade criativa e educação continuada somadas às experiências torna o maduro apto para trilhar uma fase de empreendedorismo longeva. Assim como qualquer outra faixa etária, a capacitação para gerir um negócio e aprender novas ferramentas que auxiliem no dia a dia é fundamental e aqui destacamos uma grande fatia de mercado que ainda é pouco explorado pelas escolas de negócios que é chegar até o público maduro e ser compreensível na comunicação e nas práticas que ele irá desenvolver em seu negócio.

Planejar essa fase da vida requer um suporte multidisciplinar que nem sempre está disponível no mercado de maneira acessível. Infelizmente, muitas vezes o maduro acaba tendo orientações de profissionais que não entendem as práticas do Envelhecimento Ativo para direcioná-lo de acordo com suas reais condições e necessidades, olhando apenas o mercado.

Então como começar? Listando suas habilidades, o tempo que você terá disponível para gerir um negócio, o investimento que você tem condições de fazer sem comprometer sua renda mensal, além de tudo que você irá precisar para aprimorar tais habilidades. Planejar é usar o tempo a seu favor para construir, dentro de uma estrutura real e segura, um negócio sustentável, sem riscos que não tenham sido previamente calculados. A partir dessa primeira lista, buscamos profissionais especializados para nos orientar. Nada mais arriscado do que investir em um negócio da moda, que você nunca tenha tido qualquer relação, pois a chance de dar prejuízo é grande, afinal, “negócios da moda” são passageiros. Usar a sua experiência e o que você se sente confortável para questionar, construir e implementar é, sem sombra de dúvida, a rota mais segura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba as últimas notícias e novidades da CONECTA 60+.

Você também pode gostar

Especial Home Topo

Como combater o Etarismo?

O entendimento e conscientização sobre o etarismo e suas consequências são fundamentais para