Conecta 60+

Desnutrição e excesso de calorias: os vilões da longevidade

Desnutrição e Excesso de Calorias: os vilões da longevidade

Fatores específicos do processo de envelhecimento podem aumentar a chance de desnutrição ou excesso de calorias, e identificá-los é essencial para uma longevidade saudável.

Dois pontos devem ser especialmente considerados e que fazem toda a diferença para uma longevidade com qualidade: a desnutrição [sarcopenia] e o consumo excessivo de calorias. Embora sejam dois fatores que independam da faixa etária, quando analisados durante a terceira idade, há correlações bastante específicas, como por exemplo a ocorrência de doenças preexistentes e o uso de medicamentos que podem provocar alterações tanto na metabolização dos alimentos, como na resposta do tratamento farmacológico.

A perda dos dentes também deve ser considerada, pois o idoso acaba limitando os alimentos ingeridos e, consequentemente, deixando de consumir fibras e vitaminas. Já a falta de mobilidade pode levá-lo a optar por comidas prontas e congeladas, que têm um alto índice de sódio e gordura, aumentando o risco de obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, artrite e alguns tipos de câncer. Logo, ter uma alimentação saudável – o que não quer dizer restritiva – considerando as exigências nutricionais específicas para essa fase é essencial para a saúde e a qualidade de vida, evitando assim quadros de desnutrição e de excesso de calorias.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

newsletter

Cadastre seu e-mail e receba as últimas notícias e novidades da CONECTA 60+.

Você também pode gostar