Muitas doenças são consequências de uma alimentação desequilibrada, e um plano alimentar adequado são essenciais para evitá-las e até mesmo tratá-las.
Ter um plano alimentar adequado ao perfil de cada pessoa é de extrema importância para evitar doenças comuns durante o processo de envelhecimento e até mesmo para acelerar a recuperação de determinadas patologias. Além do acompanhamento médico e farmacêutico, é recomendável que o nutricionista também faça parte da vida do idoso, pois a saúde está diretamente interligada com o estado clínico, a terapêutica medicamentosa e o estado nutricional. Todos esses fatores influenciam na qualidade de vida e como cada pessoa possui uma história clínica diferente, responderá também de forma diferente a determinados alimentos, tratamentos e possíveis suplementações.
Abaixo listamos algumas dicas para melhorar o consumo de nutrientes durante a alimentação:
- Conte para seu nutricionista quais são suas preferências alimentares para que ele possa se basear para montar um plano alimentar que não seja restritivo, mas sim equilibrado e diversificado.
- Comer devagar e mastigar bem os alimentos são fatores essenciais para o bom aproveitamento dos nutrientes.
- Consumir bastante líquido é essencial para uma boa hidratação. Substitua o refrigerante e sucos industrializados por água e sucos naturais. Peça ajuda do seu nutricionista para escolher o mix de frutas adequado para um equilíbrio de nutrientes e açúcares.
- A redução do consumo de sal e açúcar não precisa deixar suas refeições “sem graça”. O nutricionista ajudará a escolher ingredientes saudáveis que, quando inseridos em alguns pratos, vão substituir o sal e o açúcar de maneira saudável sem interferir no sabor.